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Discentes,
O cotidiano acadêmico possui normas e regras que precisam ser conhecidas. Para encaminhar qualquer tipo de solicitação a seu Departamento Acadêmico, DIRCA e/ou às Pró-Reitorias, é necessário seguir os procedimentos estabelecidos.
Para conhecer tais procedimentos, sugerimos a leitura do Manual de Procedimentos Acadêmicos UNIR. Este documento agrega as normas referentes à, entre outros, acesso à Biblioteca Central, matrícula, prazos e requisitos aos programas de Monitoria e Mobilidade Acadêmica.
A maioria das solicitações devem ser entregues no seu Departamento Acadêmico (o DARQ), responsável pela análise e posterior encaminhamento dos pedidos. Para tanto, um formulário deve ser preenchido e entregue à chefia/coordenação do curso. Em alguns casos, documentos como cópia do Atestado de Matrícula ou Histórico Escolar, devem ser anexados. Desta forma, é muito importante a leitura atenta e o correto preenchimento deste formulário.
O DARQ atualizou e adaptou o modelo de formulário criado pelo Núcleo de Ciências Humanas (NCH), e disponibiliza aqui o arquivo de Requerimento Acadêmico para download nas versões Word e PDF.
Com relação à pedidos de Inclusão de Disciplinas, desde o ano de 2017 a universidade possui um documento que regula exclusivamente este tipo de solicitação. Este documento é a Resolução n. 472/CONSEA de 07 de abril de 2017.
Solicitamos a leitura atenta desta Resolução, pois cada tipo de inclusão possui um formulário próprio que deve ser preenchido. Estes formulários encontram-se anexos à Resolução n. 472/CONSEA, mas também podem ser acessados individualmente aqui: Formulários para Inclusão de Disciplinas.